sábado, 28 de fevereiro de 2009

There, and back again.

Há um mês este meu blog, assim como meu fotolog, acumula poeira e teias de aranha. Não que eu não tenha tido neste intervalo de tempo ( que parece muito tratado-se de internet) pensamentos ou fotos a partilhar. Muito pelo contrário, procurei criar movimento na minha vida em todos os sentidos. Já fui e voltei de Governador Valadares para Belo Horizonte desde então; fui a teatros, assisti bons filmes, li, sai com amigos e tive bons momentos com minha família.

Fiquei pensando como a internet nos toma tempo. Tempo precioso que a gente perde passeando pela vida dos outros nos fotologs da vida. Lendo o que cada um escreve sobre si, ou não, olhando fotos e mais fotos de fulano ou cicrano, ou mesmo escolhendo a foto que você mesmo deseja postar naquele dia, ou o que vai dizer.O mesmo vale para orkut também. Nos expomos tanto pra quê? para receber comentários dos outros, ler e depois responder.Eu às vezes fico sabendo que um amigo está doente porque ele disse no fotolog. Que coisa! Todos sabem da sua vida, onde você esteve, para onde viajou nas últimas férias, com quem namora, ficou ou deixou de ficar. (inclusive hoje em dia sabemos se alguém terminou um relacionamento muitas vezes através do orkut. o.o )
A quem estamos dando satisfação? Apesar de gostar MUITO de fotologs/blogs fico pensando nisso.

É bom escrever, receber críticas, dar opinião, expressar-se. Idem criar álbuns virtuais com fotos de pessoas queridas, rir dos comentários das pessoas como se elas estivessem falando ali, ao vivo. Também já conheci gente através de orkut/fotolog/blog. Pessoas muito boas e que fico feliz de que haja tais recursos que me possibilitaram conhecê-las. Mas, como eu disse há o problema da exposição, por vezes, desnecessária. Minha mãe costumava me perguntar porque eu escrevia ou postava músicas tristes mostrando meu estado e humor a quem quizesse ver. Por mais que achemos que só amigos freqüentam tais espaços pessoais, vai saber quem mais esteve por aqui, espiando nossos passos? Quem garante? Afinal, não há proteção de privacidade em blog/fotolog. ( O orkut agora tem, weee!)

Além de tais malefícios da net, há o risco de se tornar escravo dela. Tem dias que eu me pego sentada em frente ao computador olhando as mesmas coisas: fotos que tenho guardadas, revendo o que já escrevi muito antigamente, ouvindo músicas. Quando assusto, passei 2, 3 horas a toa. Putes, que dureza...o que mais eu não poderia estar fazendo além disso? Cansa. E tem gente que passa muito mais tempo preso a net. (Eu quem o diga. Convivi com pessoas que preferiam estar na frente da tela do computador e conversar com os amigos online que estar com eles frente a frente)

É meio bizarro conhecer pessoas que passam tempo demais no computador gerenciando a vida virtual. O que me lembra muito os jogos online: tibia, ragnarog, e blá blá blá. PQP. É triste, muito triste. Acho que é um vício comparado às drogas pois desencadeia problemas reais, não só para a pessoa, mas também problemas que envolvem violência. Tudo por conta de um mundo que nem sequer existe!!! A não ser na cabeça de quem joga, claro.....

No final das contas, depois de anos assim, o fulano acaba perdendo a habilidade de se relacionar com os outros na real. Porque a gente a aprende a lidar com as pessoas convivendo. Perde-se a capacidade de conversar, olhar nos olhos. As relações pelo computador não são tão calorosas como na 'rl', como dizem. Alguns até chegam a desenvolver fobia social. Não era pra menos...a internet é um ótimo refúgio para os tímidos. ( e na verdade, não só para eles)

A gente pode ser o que quiser, se passar por outra pessoa ( vide a quantidade de perfils fake no orkut; a facilidade de tomar fotos para si é incrível, como já citado), enganar até dizer que chega. Ou falar tudo o que não tem coragem na vida real: se declarar a alguém - quem nunca recebeu uma cantada no msn, ou afins? haha- dizer verdades ( ou não ) sobre os outros e por aí vai.....

Bom, escrevendo aqui vejo que me trás um certo alívio e satisfação. Escrever é um exercício para mim que, muitas vezes, não tenho clareza para colocar minhas idéias. E até para superar um pouco o 'medo' da opinião alheia. Então, acaba sendo bom me sujeitar aos perigos que existem quando falo de mim.

Porque apesar dos pesares, e tudo tem seu lado ruim, é bacana manter contato com os amigos, e até desconhecidos, transitando e compatilhando idéias nestes espaços virtuais chamados blogs e fotologs.

É só saber filtrar o que se lê e o tomar cuidado para não perder momentos supimpa por causa de computador. Isso sim, um absurdo (e cá estou incluida) . Afinal, tudo na vida que deve ser apreciado e que tem um lado positivo tem de ser moderado. Senão vira vício, refúgio, etc.
Tem muita coisa boa, literatura, arte e informação.

Fico por aqui recomendando um bom blog e um site legal, mostrando que tem muiiiita coisa que sim, vale a pena conferir, tirar um tempinho e ficar na frente do pc.
São eles: http://www.eraodito.blogspot.com/ ( blog do escritor Marcelino Freire, que é bacana e trás dicas de sites legais. e coisas interessantes em geral.)
http://mojobooks.virgula.com.br/ ( Um álbum ou uma música pode se trasformar em literatura, contos? Sim, no mojo books pode! E é só procurar para achar coisas muito boas e quem sabe, escrever você também um conto que possa ser publicado nessa editora online!)

Mandem também sugestões de "sítios" que vocês julguem valer a pena parar e dar uma olhada!

Beijo beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário