sexta-feira, 6 de março de 2009

Deu na tv...

Hoje eu assisti a uma notícia no jornal da tarde que me chocou. MUITO. Tanto a ponto de vir escrever aqui minha indgnação, e para aliviar um pouco minha vontade de chorar. Bem...notícias tristes e chocantes aparecem sempre na tv: a guerra, o tráfego de drogas e suas vítimas, a fome, o roubo dos políticos- que já nem é novidade.

Enfim...assistir ao jornal é um momento em que você se enxerga impotente diante da violência e dos casos absurdos noticiados. É surreal.
São coisas que a gente não acredita existir, ou pelo menos não quer acreditar. Chega a dar desânimo de viver sabendo que tudo aquilo, o pesadêlo mostrado na tv, nas revistas, é 'tudo' verdade. Acontece, e acontece com muita freqüência. Até que um dia você próprio passa por uma situação semelhante ao que é narrado nos jornais: é pego de surpresa pela violência, pela tragédia do dia a dia. E vê como o mundo é podre bem de perto, cara a cara.

Tudo isto para me referir ao caso da menininha de 9 anos violentada e grávida de gêmeos, que fez o aborto em Pernambuco. E minha raiva expressa ao bispo José Carlos Sobrinho, e também à Igreja Católica, ao Vaticano, ao Papa por excomungarem a menina e a equipe médica que realizou o aborto. E claro, pela declaração infeliz do tal bispo que segue: " Estupro é crime menor. Sabe o que é pior gente? Aborto". Aqui cabem todos os xingamentos do mundo. Deprimente ouvir isto vindo de um religioso. Deprimente, aliás, ouvir isto de qualquer pessoa que seja!!!! Eu fico abismada como um crime horrendo como o estupro seja tratado de tal maneira. De qualquer jeito, como se não fosse nada. É bárbara a posição da Igreja. Remota dos tempos da caverna. Da Inquisição. Radicalismos não levam a nada.

Ao longo da história houve guerras terríveis por conta de religião; muito sangue foi derramado por parte do cristianismo ( aká católicos, evangélicos, anglicanos, ortodoxos, todos os que se chama cristãos) dos judaísmo, do islamismo....e por aí vai. Muitas coisas horrendas. Não me espanta que ainda hoje encontremos pérolas como essa declaração do bispo José Cardoso....A Igreja falha justamente por ser liderada por homens. Que erram, como todo mundo. E que nada têm de santos. Não tenho nada contra quem tem uma religião, e blá blá blá. Não discuto. Eu própria venho de uma família católica fervorosa e com uma fé de mover montanhas, admirável.

Reconheço os valores da Igreja e que ela tem muitos projetos bacanas para a sociedade, e muita gente encontra apoio ali. Sem contar as histórias de vida de Francisco e Clara de Assis, e outros que viveram realmente a sua fé. Todos eles, para mim, são seres humanos exepcionais que independem de serem vinculados à qualquer religião. Todos os mestres que pela Terra habitaram deixando lições que levam uma vida inteira para serem compreendidas ( lições simples que a gente custa a aprender...se é que aprende).

Ok, até aí. Aqui afirmo que não tenho nada a contra quem tem fé, vai a igreja e tudo o mais. É bom pra você? Te faz sentir uma pessoa melhor? Ótimo! Que bom pra ti.

Só não aceito ficar calada diante de certas coisas pronunciadas por membros do clero. ( ou abusos cometidos por eles)

Vontando a questão do estupro:A maioria das vítimas sofre calada. É uma dor pra vida inteira. Ficam as seqüelas físicas e metais. A pessoa se recorda do cheiro, do rosto, de tudo que passou como se aquilo estivesse acontecendo a todo o momento. Mesmo tendo superado o trauma, fica a cicatriz que dilata sempre.Tratando-se de uma criança estuprada é indizível o quanto eu repudio e acho nojento, e me dá vontade de chorar muito. Me faz perder as esperanças, bambear as pernas e pensar em que mundo eu vivo. Agora, junto ao trauma e a dor de um estupro o que acontece quando você tem uma gravidez? Uma terceira pessoa envolvidade...E Sabe-se lá se não contraiu uma doença também. :) Que maravilha.

Neste casos, COMO não ser a favor do aborto? Como deve ser uma criança fruto de uma violência ( uma das piores, ou a pior em minha opinião?)? Como deve ser para estas crianças o sentimento de rejeição por toda a vida?

Os sentimentos ruins que essa gravidez gera tem repercusão para ambos os lados, tanto para a 'vida' dos bebês quanto para mãe. Me diz, que vida é essa? A vida vale ser vivida apenas? Direito de existir...e daí? O direito que a gente deveria de ter é de viver a vida com o que há de melhor, ser recebido com amor, com pais maduros. Infelizmente não é assim para todos. Éjusto com uma criança nascer ao léu?

"Bem vindo ao mundo, você recebeu a dádiva da vida."

Foi premiada o coitada da criança. Imagine agora que o bebê tenha como mãe uma criança que, muitas vezes, não sabe o que está acontecendo...sequer que foi agredida.

As crianças não são inocentes e delas é o reino dos céus? Como pode então uma menininha de 9 anos de idade agredida, ser julgada por ter feito um aborto?

Foi o que entendi pelas reportagens de hoje. Não compreendo. Não entra na cabeça, sabe?

Eu apoio o aborto nessa e em outras situações ( não vou discursar aqui sobre 'outras circunstâncias do aborto', talvez em um outro momento) .Mesmo que eu não tenha coragem alguma de realizar um. ( a não ser no caso de estupro, como dito.)

Na situação de estupro, julgo maravilhosa a mulher que aceitar plenamente o filho que gera. Com amor, mesmo que no início sofra muito. Por que sinceramente....é muito triste.

E ninguém, a não ser quem já passou por semelhante situação, pode sentir, dizer como é...o que passou, e como isso fica marcado pra sempre.Não dá pra julgar por assasino, ou qualquer coisa que seja a mulher que decide 'tirar' um filho gerado em uma situação de violência.

Quanto ao Bispo, ao papa, ao vaticano e coisa e tal: Que Deus os perdôe Pai, eles não sabem o que dizem. Tão infelizes foram as comparações...


Até.

Um comentário:

  1. Essa notícia foi uma daquelas que a gente prefere não acreditar e tapar os olhos.É tão chocante,táo abusurda que a gente simplesmente não crê que foi verdade. Como aquela do alemão que manteve a filha no porão da própria casa durante anos,estuprando-a e mantendo os filhos com ela naquele lugar,sem que esses conhecessem sequer a luz do sol.É revoltante. (isso porque eu não consegui achar adjetivos piores que o caracterizem...)

    Enfim,eu tive mais ou menos a mesma reação que você. Primeiro,pelo caso da menina,que já é um absurdo e um crime imperdoável,inafiansável.Por mim,um sujeito que faz isso merece prisão perpétua.
    Mas quem sou eu pra julgar,né? Pra mim,só Deus pode julgar. Só que aqui nesse mundo,quem pode sair julgando por aí é a Justiça e a tal da "justiça divina" representado pelos membros da Igreja. Quanta hipocrisia!
    Como já havia afirmado,não sou ninguém para julgar.Nós não somos ninguém aos olhos dessas pessoas. Elas estão com a verdade,elas estão com o poder.Infelizmente...
    Não tenho nada contra religião nenhuma... respeito todas e já conheci um pouco de muitas para aprender a não julgar e até a admirar. Acredito em Deus,e é isso que interessa.

    Mas eu só queria saber uma coisa: o que será que os bispos queriam?! Que essa criança de 9 anos gerasse e criasse outra criança? Ter filho não é brincar de boneca. É uma responsabilidade que se leva para o resto da vida. E como você disse,foi um estupro! Esse para mim,é o pior dos crimes que um ser humano pode cometer. Como essa criança de 9 anos iria ter estrutura psicológica (física e também financeira) para criar um filho? E como esse filho iria crescer num ambiente cruel como esse?
    Eu já fui extremamente contra o aborto,mas vendo coisas assim e sendo menos radical,existem situações que são impensáveis de se ter um filho. Não só pela mulher,mas principalmente,pela criança que vai nascer. A gente já vive num mundo cruel e absurdo,que na minha opnião,o mínimo que se deve dar a um filho nessas circunstâncias é uma vida digna,com condições de se criá-lo num ambiente familiar saudável e principalmente: que os pais queiram e se preparem para a chegada do filho. A criança não tem culpa do que a fez gerar. Uma criança merece ser criada por um pai de verdade e não um criminoso que merece apodrecer na cadeia.

    Como você mesma disse: "Que Deus os perdoem...eles não sabem o que dizem."

    enfim,seu post foi pertinentíssimo. Estava mesmo com esse assunto entalado na garganta!

    um beijo clá,e continue inteligente e escrevendo tão bem assim! :)

    ResponderExcluir